A LINHA DE CRIANÇAS NA UMBANDA (COSME E DAMIÃO OU ERÊS)

cosme-damiao

Essa é uma linha fechada em seus mistérios. É regina por Pai Oxumaré, orixá da renovação da vida nas dimensões naturais.

Pai Oxalá, Mãe Iemanjá, Mamãe Oxum, etc. ; ar, fogo, água, terra, etc.

fornecem espíritos na forma de crianças para atuar na linha de força dos elementos.

Essas “crianças” têm as características do elemento em que atuam, sendo caladas se são da terra, facilmente irritáveis se são do fogo, alegres e expansivas sob a influência do ar, carinhosas e melodiosas no falar, se são da linha de Oxum ou Iemanjá e assim por diante.

Um ser elemental é puro e não tem os defeitos característicos dos humanos, mas possuem uma grande força ativa, que pode ser colocada a serviço da humanidade, pois muitas dessas entidades são muito antigas e com muito mais poder do que imaginamos. São conselheiros e curadores, do que pode ser tratado com seu elemento ativo, e trabalham com irradiações muito fortes
e puras na sua origem.

Quando incorporadas em seus médiuns, não gostam de desmanchar demandas, nem de fazer desobsessões. Preferem as consultas, durante as quais vão trabalhando o consulente com seu elemento de ação, modificando e equilibrando sua vibração e regenerando os pontos de entrada de energia nos seus corpos materiais.

O orixá das “crianças”ou “Erês” é um Guardião de um Ponto de Força do Reino Elemental e atua sobre toda a humanidade, sem distinção de credo religioso.

Pontos de Chamada e Sustentação da Linha das Crianças 

(Miriam Christino)

Tem Criança brincando,
com um doce na mão,

É riso, é festa, de Cosme e Damião.

Doum, Doum, Doum, alegria da criançada

Doum, Doum, Doum, tem festa na Ibeijada

ida das Crianças Pontos de Sub

(Miriam Christino)

Vai, vai, vai Doum, vai Cosme e Damião.

Vai com Oxalá, lá no jardim colher as rosas,

Pra Mamãe Iemanjá.

Vai que onda vai, vai que onda vem,

vai que onda vai e a lua vai também. (1)

Oração a São Cosme e Damião.

Cosme e Damião, luzeiros espíritos da corte de Oxalá, amados benfeitores, queridos guias, nós vos imploramos a vossa proteção, força, saúde e resignação para que possamos cumprir com os desígnios de Pai. Dai-nos sempre os fluidos de
paz, amor alegria e felicidade que vos são peculiares. Curai nossos males, fortalecendo nossos corpos materiais, proporcionando aos nossos espíritos as satisfações que lhes sejam agradáveis. Protegei-nos e a nossos familiares; protegei também, todas as criancinhas, para que tenham, a cada dia, uma vida melhor, sob o prisma material. Que vossos fluidos sacrossan-tos, recaiam sobre nossas cabeças, é o pedido que humildemente vos fazemos.

Saravá Cosme e Damião! Saravá toda Ibejada !

Que assim seja! (2)

Banhos

Para Neném e crianças até 4 anos – Objetivo: acalmar, contra olho gordo, cólicas. Fazer no domingo, um punhado de camomila e 3 gotas de mel, fervidos em dois litrs de água. Depois coar e jogar do pescoço pra baixo do neném.

Para Crianças de 5 a 10 anos – Objetivo: acalmar, maior concentração, aprendizado, compreensão. Fazer no Domingo, um punhado de: hortelã, erva cidreira, erva-doce e uma colher de mel.

Para adolescentes de 11 a 16 anos – Objetivo: irritação, revolta, desinteresse, concentração, comunicação. Fazer de quarta ou domingo, um punhado de: hortelã, melissa, erva cidreira, arruda, boldo e uma colher de mel.  (3)

Você encontra essas ervas aqui na Terra Mystica, clicando aqui: http://goo.gl/N9F2xE

RITUAL PARA SEUS PEDIDOS:

Deverá ser feito no dia 27/09 ou no domingo dia 26/09.
Escreva em papel sem linha e a lápis seu pedido a São Cosme e São Damião, o pedido não precisa estar escrito legível, para que ninguém leia.
Em uma cesta de vime pequena, forre com 02 folhas de papel de seda; uma azul e uma rosa. Coloque primeiro o papel escrito, por cima 07 suspiros, 09 balas, 05 pirulitos, 03 maria-mole, 01 guaraná pequeno. Ofereça em um jardim florido, para São Cosme, São Damião e Doum. Obs.: Abra os doces e a guaraná.  (3)

FONTES: 

(1) – Livro: Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista, de Lurdes de Campos Vieira e Rubens Saraceni, Editora Madras.  – CLIQUE AQUI

(2) – Blog Povo de Aruanda

(3) – Blog Somos Todos Um.

Deixe um comentário